Sejam bem vindos!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

OPS NO MOMENTO DO FATO

Cilindro de acetileno pega fogo em oficina a céu aberto na rua Jalisco, ao lado do Geraldão.

Bombeiros chegam ao local






CTTU faz isolamento da rua


domingo, 29 de maio de 2011

VAGAS ESPECIAS

Para utilizar as vagas especiais destinadas a idosos e portadores de necessidades especiais é importante estar dentro da lei.





Para utilizar essas vagas devem estar sobre o painel do veículo os seguintes cartões de identificação:



Por isso, procurem os órgãos de trânsito das Prefeituras onde seu veículo está registrado com documentos e laudos médicos nos casos de deficiência. 

O Guarda Municipal e Seu Papel no Trânsito

Hoje temos "especialistas em todas as áreas". Segurança, saúde, política e TRÂNSITO são os temas em destaque. E é nesse mote que um desses personagens divulga que a guarda municipal não pode atuar na fiscalização de trânsito. Então vejamos:


Observe que os guardas municipais estão atuando nas ruas do Recife há pelo menos 10 anos, onde eles foram nomeados como agentes da autoridade de trânsito para competências do município(circulação, parada e estacionamento) e do estado( do veículo e dos condutores em relação a suas irregularidades). Isso nos devidos Diários Oficiais.

Pense que Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Recife dispõem de Assessorias Jurídicas que certamente verificaram a legalidade das nomeações visto que o aparato burocrático é muito grande para as decisões públicas. Será que tão importante assunto passaria sem o aval necessário? Em dez anos o Ministério Público não veria tal situação?


Saiba que o artigo 280, parágrafo quarto do Código de Trânsito Brasileiro diz que o agente de trânsito competente para lavrar auto de infração poderá ser servidor civil ou estatutário ou celetista ou ainda policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência. Portanto, o Guarda Municipal por ser servidor civil e estatutário é competente  para lavrar autos.
Conforme LEI ORGÂNICA DO MUNÍCIPIO DO RECIFE o art. 22 compete a Câmara Muinicipal com a sanção do Prefeito, dispor sobre: VIII - criação, transformação, e extinção de cargos, funções e empregos públicos na administraçao direta, autárquica e fundacional. No artigo 54 desta mesma Lei existe o cargo de agente de segurança municipal( decreto 24.256/2008) e que por força normativa do decreto 19119/2001, que acrescenta atribuições à Guarda Municipal, como a de fiscalização de trânsito e transporte público do município, exercendo as atividades necessárias para o cumprimento do estabelecido nos artigos 21 e 24 do CTB.
Artigo 21 do CTB: Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do DF e dos Municípios; ... inciso VI - Executar a fiscalização de trânsito, autuar, aplicar as penalidades de advertência, por escrito, e as multas e medidas administrativas cabíveis notificando infratores e arrecadando as multas que aplicar.

Agora cabe a pergunta: Você que é especialista não queria dar aulas para formação de Guardas Municipais como agentes de trânsito? Se eu fosse especialista  ensinaria com prazer. Além disso, é repassando conhecimento que nossa sociedade evolui .Independente de nossos títulos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curso de Formação de Trânsito

Iniciaram neste dia 23 de maio na  Escola de Gestão da Prefeitura do Recife as aulas do curso de formação de agentes de trânsito da CTTU. Cinquenta guardas municipais serão capacitados para atuarem nas ruas do Recife de acordo com o programa do Denatran e leis de fiscalizações do município. Veja imagens da aula inaugural:



Instrutores dão as boas vindas aos agentes

SUA FESTA É COM A MIMOART'S

Quer não esquentar a cabeça com seu evento, congresso ou festa. Deixe a equipe da MIMOART'S cuidar de tudo. Buffet, decoração, brindes e atendimento personalizado de acordo com as preferências do cliente. Seus convidados serão tratados com todo o carinho que merecem.




fones:92128447/88935730


terça-feira, 17 de maio de 2011

Educação Para o Trânsito

Com a inciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, estão sendo realizadas nas escolas municipais palestras sobre a atuação da Guarda Municipal do Recife em atividades de Trânsito, Meio Ambiente e Ronda Escolar. O objetivo é despertar nas crianças valores como cidadania, sustentabilidade e cuidados para evitar os diversos tipos de violência ocorridas nas escolas e fora delas. De início serão dez colégios podendo ser estendido com cronogramas futuros.


Brigada interagindo com alunos




Dúvidas de trânsito foram esclarecidas




Como lidar com violência na escola, na rua e no lar

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito

Nos dias 12 e 13 de maio aconteceu no auditório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP o Seminário Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito no Brasil: desafios da Lei Seca. O evento teve o objetivo de apresentar os resulados de uma pesquisa sobre associação da ingestão de álcool e os acidentados nas vias de circulação atendidos nos hospitais de referência e nos Institutos de Medicina Legais das cidades de Manaus, Fortaleza, Recife, Brasília, São Paulo e Curitiba.
O estudo surgiu através de convênios de cooperação técnica e financeira firmados entre o Ministério da Saúde e o Imip e este com a Prefeitura do Recife/Companhia de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU. Inédito no país, o trabalho investigou os três fatores que determinam os acidentes: o indivíduo, a via e o veículo. Foram coletados no período de 22 até 28 de maio de 2009 dados de forma simultânea nas emergências, nos IMLs e nas vias públicas no momentos que os acidentes ocorriam e fazer a relação entre a gravidade deles e o consumo de bebidas alcoólicas. Os pesquisadores se incorporavam as equipes de agentes de trânsito e de perícia do Institudo de Criminalística e montavam questionários que descreviam os acidentes, traçavam o perfil das vítimas segundo o consumo de álcool e suas determinantes da gravidade e letalidade da ocorrência.
A partir destes foram elaborados gráficos estatísticos e análises conclusivas sobre a prevalência do uso do álcool por cidade, por sexo, pro faixa etária, por condição da vítima, por tipo de acidente e outros fatores relevantes. Todas as informações foram expostas no evento e as palestras voltadas para as ações que são tomadas e os projetos futuros para a dimiuição do problema a exemplo do "Década de Ação Para Segurança Viária"  e o internacional "Vida no Trânsito".
Participaram do Seminário autoridades como o representante do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio, o Secretário de Saúde do Governo de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, o Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto entre outros de órgãos como o Cetran, Detran, Cttu, Oms, Associação Brasileira de Motoristas, Associação Brasileira de Motociclistas, Associação Brasileira de Pedestres e Centro de Prevenção às Dependências.









A pesquisa conclui com recomedações que devem ser prioritárias como integração de políticas públicas e o comprometimento da sociedade; a consideração do consumo de álcool pelos diversos atores do trânsito, ou seja, o condutor, ciclistas, pedestres e passageiros dos veículos; a avaliação de melhores condições das vias e veículos; investimento na formação de agentes de trânsito; maior atenção ao uso de equipamentos de segurança; a formação e educação do pedestre e o aperfeiçoamento do atendimento pré - hospitalar.

Veja galeria de fotos do evento:

Mesa de abertura do Seminário:




O pessoal estava atento ao tema:




O Diretor de Trânsito, Agostinho Maia, o Comandante da Guarda Municipal do Recife, Inspetor Romárico e a presença da guarda


Horácio Figueira - Associação Brasileira de Pedestres, Lucas Pimentel - Associação Brasileira de Motociclistas, Madson Souza - GMR/Cttu, Carlos Augusto - Cttu e Antonio Carlos - Associação Brasileira de Motoristas.



E LEMBREM - SE: NO TRÂNSITO SOMOS TODOS PEDESTRES!




terça-feira, 10 de maio de 2011

OPS:

A Prefeitura de Olinda esqueceu de fiscalizar a obra da Avenida Transamazônica em Jardim Brasil II, Olinda. Pavimentaram com desníveis acentuados e as galerias são pequenas e entopem facilmente. O resultado são ruas que suportavam todo o inverno alagam com 30 minutos de chuva.


OPS:

Ninguém dá a devida atenção ao que placas de aviso informam. Elas não estão ali por acaso e pode fazer a diferença entre a vida e um grave acidente. Aqui se proíbe a prática de mergulho do pier. Infelizmente...



Mensagem do dia:

A EVOLUÇÃO CONSCIENTE COMEÇA ASSIM QUE TOMAMOS A RESPONSABILIDADE DE REMOVER NOSSAS PRÓPRIAS BARREIRAS.
Dan Millman, escritor americano


Bons Amigos

Bons amigos são difíceis de encontrar, mais difíceis ainda de deixar, e impossíveis de esquecer.
Voçê alcança as coisas que deseja, o mesmo tanto que voçê trabalhou por elas.
Ações falam mais do que palavras.
Não deixe o passado te segurar, voçê está perdendo coisas boas.
A vida é curta. Se voçê não olhar em volta e aproveitar os momentos, voçê provavelmente irá perdê-los.
Melhores amigos são os irmãos que Deus esqueceu de nos dar.
Quando dói olhar para trás, e voçê está assustado demais para olhar em frente, voçê pode olhar ao seu lado, e o seu melhor amigo estará lá.
Uma amizade verdadeira nunca acaba. Amigos são para sempre.
Bons amigos são como estrelas. Voçê nem sempre vê eles, mas voçê sabe que eles estão sempre lá.
Tudo dá certo no final. Se não deu certo, é porque ainda não é o final.
Muitas pessoas entram e saem da sua vida, mas apenas amigos deixam marcas no coração.
Lembre-se: Cada minuto que voçê passa irritado, são 60 segundos de alegria perdida.
Espero que a paz esteja com voçê. Espero que voçê confie em Deus, e saiba que voçê está onde exatamente deveria estar.



Creia que amigos são mais ou menos como anjos, que levantam nossos pés quando nossas asas esquecem como se voa.