O estudo surgiu através de convênios de cooperação técnica e financeira firmados entre o Ministério da Saúde e o Imip e este com a Prefeitura do Recife/Companhia de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU. Inédito no país, o trabalho investigou os três fatores que determinam os acidentes: o indivíduo, a via e o veículo. Foram coletados no período de 22 até 28 de maio de 2009 dados de forma simultânea nas emergências, nos IMLs e nas vias públicas no momentos que os acidentes ocorriam e fazer a relação entre a gravidade deles e o consumo de bebidas alcoólicas. Os pesquisadores se incorporavam as equipes de agentes de trânsito e de perícia do Institudo de Criminalística e montavam questionários que descreviam os acidentes, traçavam o perfil das vítimas segundo o consumo de álcool e suas determinantes da gravidade e letalidade da ocorrência.
A partir destes foram elaborados gráficos estatísticos e análises conclusivas sobre a prevalência do uso do álcool por cidade, por sexo, pro faixa etária, por condição da vítima, por tipo de acidente e outros fatores relevantes. Todas as informações foram expostas no evento e as palestras voltadas para as ações que são tomadas e os projetos futuros para a dimiuição do problema a exemplo do "Década de Ação Para Segurança Viária" e o internacional "Vida no Trânsito".
Participaram do Seminário autoridades como o representante do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio, o Secretário de Saúde do Governo de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, o Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto entre outros de órgãos como o Cetran, Detran, Cttu, Oms, Associação Brasileira de Motoristas, Associação Brasileira de Motociclistas, Associação Brasileira de Pedestres e Centro de Prevenção às Dependências.
A pesquisa conclui com recomedações que devem ser prioritárias como integração de políticas públicas e o comprometimento da sociedade; a consideração do consumo de álcool pelos diversos atores do trânsito, ou seja, o condutor, ciclistas, pedestres e passageiros dos veículos; a avaliação de melhores condições das vias e veículos; investimento na formação de agentes de trânsito; maior atenção ao uso de equipamentos de segurança; a formação e educação do pedestre e o aperfeiçoamento do atendimento pré - hospitalar.
Veja galeria de fotos do evento:
Mesa de abertura do Seminário:
O pessoal estava atento ao tema:
O Diretor de Trânsito, Agostinho Maia, o Comandante da Guarda Municipal do Recife, Inspetor Romárico e a presença da guarda
Horácio Figueira - Associação Brasileira de Pedestres, Lucas Pimentel - Associação Brasileira de Motociclistas, Madson Souza - GMR/Cttu, Carlos Augusto - Cttu e Antonio Carlos - Associação Brasileira de Motoristas.
E LEMBREM - SE: NO TRÂNSITO SOMOS TODOS PEDESTRES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário